quinta-feira, fevereiro 18, 2010

A infância no contexto da AIDS

O período da infância é um marco de extrema relevância para a formação do ser humano, sendo esta uma fase de descobertas e “concretização do seu potencial físico, cognitivo, emocional e afetivo”. Enfim, a infância é caracterizada como momento no qual as transformações e as vivências do ser-criança e o modo como transcorre esse período da vida, terá grande reflexo na formação do ser-adulto.
Em vista disso, há uma grande preocupação por parte da Enfermagem em desenvolver pesquisas que possam auxiliar na compreensão e no cuidar da criança com HIV/AIDS. Um exemplo é o artigo “Reflexões acerca do ser-criança e do cuidado de enfermagem no contexto da Aids”. Esse estudo utilizou para reflexão a Teoria da Enfermagem Humanística de Paterson e Zderad, com o intuito de oferecer subsídios para a realização de reflexões frente às diversas situações que constituem o mundo do ser-criança no contexto da AIDS e para que o repensar do cuidado em Enfermagem, nessa temática se faça possível.
Uma informação de extrema relevância abordada por este artigo é que estamos frente à primeira geração de crianças que convivem com o HIV/AIDS desde o nascimento. A partir desta afirmação, emergem em nosso pensamento, centenas de questionamentos, como por exemplo: como a sociedade está preparada em termos políticos-organizacionais para amparar socialmente estas crianças e suas famílias? Em que nível está o preparo dos profissionais da saúde, mais especificamente o preparo do profissional enfermeiro para atuar e orientar essa clientela frente a dilemas, diria eu bem mais éticos e emocionais, do que propriamente técnicos e clínicos?
Além disso, há de ser levado em consideração que, infelizmente, a pessoa portadora de HIV/AIDS, neste caso o ser-criança, indiretamente estará vulnerável a uma série de preconceitos e estigmas, que a sociedade histórica e culturalmente construiu em torno desta doença. Portanto, o cuidado em Enfermagem, de acordo com minhas percepções, deverá estar implicado com a interação e com o incentivo e incremento das potencialidades do ser-criança com HIV-AIDS, principalmente no auxílio à compreensão e construção de uma vida com a melhor qualidade possível.

Nesse endereço você encontra o artigo mencionado na íntegra:
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/viewFile/4472/2406

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, deixe sua opnião sobre meus posts