quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Divas da Enfermagem: Florence Nightingale

Assim como Lady Gaga, Madonna, Beyonce, Fergie, etc, a Enfermagem também possui em sua história, mulheres que são verdadeira DIVAS!
Pensando nisso, nada poderia ser mais plausível do que dedicar a essas mulheres um espaço especial aqui no Enfermagem Mundo Mix, para contar um pouquinho da trajetória de cada uma e destacar as pricipais das inúmeras conquistas em prol da profissão!



E, para começar nada melhor do que partir do princípio:

(A Dama da Lâmpada)    

Nasceu: Em 12 de maio de 1820 em Florença, Itália.
Faleceu: Em 13 agosto de 1910 em East Wellow, Inglaterra.

     Álbum pessoal de Florence
                                         
Florence Nightingale é mais lembrada por seu trabalho como enfermeira durante a guerra da Criméia e de suas contribuições para a melhoria das condições sanitárias dos hospitais militares de campo. No entanto, o que é pouco conhecido a respeito desta mulher notável foi sua paixão pela matemática, especialmente estatística, e de como esta paixão desempenhou um papel importante em seu trabalho.
Florence gostava das aulas e tinha uma habilidade natural para o estudo. Sob a orientação do seu pai ela teve contato com os clássicos, Euclides, Aristóteles, a Bíblia e assuntos políticos.
Em 1840, Nightingale implorou aos pais que a deixassem estudar matemática ao invés de: fazer tricô ou dançar quadrilha. Após muitas discussões emocionais, os pais de Florence finalmente concordaram e permitiram que ela fosse tutorada em matemática.
Em 07 de fevereiro de 1837 ela achou que ouviu o chamado de Deus, enquanto caminhava no jardim em Embley, embora, nesta época, ela não entendeu o que o chamado significava. Florence desenvolveu um interesse por assuntos sociais fora do tempo, mas em 1845 sua família estava firmemente contra a sugestão dela de ganhar experiência em um hospital. Até então as únicas tarefas de enfermagem que ela tinha feito era cuidar de amigos e parentes doentes. Durante esta época a enfermagem não era tido como uma profissão apropriada para uma moça bem educada. As enfermeiras desta  época além de não ter treinamento tinham a reputação de serem vulgares, ignorantes e dadas a promiscuidade e bebedeiras. 
Foi enquanto fazia uma viagem pela Europa e Egito com amigos da família, em 1849, que surgiu a oportunidade de estudar os diferentes sistemas hospitalares. No inicio dos anos 1850 iniciou seu treinamento como enfermeira do Instituto São Vicente de Paula em Alexandria, Egito, que era um hospital da igreja Católica Romana. Ao retornar a Londres, em 1853, aceitou o cargo, sem pagamento, de Superintendente no "Estabelecimentos para Senhoras Enfermas" no número um da rua Harley.
Em março de 1854 iniciou a guerra da Criméia, com a Inglaterra, França e Turquia declarando guerra a Rússia. Embora os Russos tenham sido derrotados na batalha de Alma River, em 20 de setembro de 1854, o jornal The Times criticou as instalações hospitalares britânicas. Em resposta as estas críticas, seu amigo Sidney Herbert, Secretário Britânico para a Guerra, solicitou, por carta, que Florence se tornasse uma enfermeira administradora para supervisionar a introdução de enfermeiras nos hospitais militares. Seu título oficial era "Superintendente do estabelecimento de  mulheres enfermeiras dos hospitais gerais ingleses na Turquia". 
O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades  militares a cada passo para levar a
cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar. Com condições como soldados deitados no chão bruto, rodeados por insetos e ratos e operações sendo efetuadas em condições anti-higiênicas, não foi surpresa que quando ela chegou a Scutari, doenças como cólera, tifo fossem comuns nos hospitais. Isto significava que soldados feridos tinham sete vezes mais chances de morrer de uma doença hospitalar do que no campo de batalha. Enquanto esteve na Turquia ela coletou dados e organizou um sistema de manutenção de registros que utilizou como uma ferramenta para melhorar as condições dos hospitais civis e militares. Seu conhecimento matemático foi útil para se valer das informações coletadas para o cálculo das taxas de mortalidade nos hospitais. Estes cálculos mostravam que uma melhoria nas condições sanitárias resultaria num decréscimo no número de mortes. Já em fevereiro de 1855 as taxas de mortalidade caíram de 60% pra 42,7%. Através do estabelecimento do suprimento de água fresca bem como da utilização de fundos próprios para comprar frutas, vegetais e equipamentos hospitalares, a taxa de mortalidade na primavera caiu para 2,2%.

Nightingale utilizou os dados estatísticos para criar o diagrama de área polar ou "coxcombs" (cristas) como ela o chamava. Eles eram utilizados para representar graficamente as taxas de mortalidade durante a guerra da Criméia (1854-56).

Em 1860, a Escola de Treinamento Nightingale e a Casa das Enfermeiras baseadas no hospital St. Thomas em Londres, tiveram início com 10 estudantes. As instituições foram baseadas em dois princípios. Primeiro que as enfermeiras deveriam ter treinamento prático em hospitais especialmente organizados para este fim. Segundo que as enfermeiras deveriam viver em uma casa baseada em princípios morais e de disciplina. Devido a fundação desta escola Nightingale conseguiu com que a enfermagem passasse de um passado desprestigiado para uma carreira responsável e respeitável para mulheres. Nightingale prestou, por solicitação do gabinete de guerra britânico assessoria sobre cuidados médicos para as forças armadas no Canadá e foi também consultora do governo americano sobre saúde militar durante a guerra civil americana.
Por uma boa parte do resto da sua vida Nightingale esteve acamada devido a uma doença contraída na Criméia, que a impossibilitou continuar seu trabalho como enfermeira.

Ela publicou cerca de 200 livros, relatórios e panfletos, alguns destes :
 Notes on Nursing (Notas sobre Enfermagem)1860,
 Notes on Hospitals (Notas sobre Hospitais), de 1859,
 e Notes on Nursing for the Labouring Classes (Notas sobre Enfermagem para as Classes Trabalhadoras), de 1861.


A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! Florence Nightingale

Ela nunca se casou, embora não tenha sido por falta de oportunidade. Ela acreditava, no entanto, que Deus tinha: ... claramente sinalizado que ela seria uma mulher solteira.

Note a diferença das Enfermarias: antes e depois de Florence



Acesse o site do Museu da Florence, lá você encontrará fotos, curiosidades e notícias atualizadas sobre a eterna Dama da Lâmpada!

6 comentários:

  1. Parabéns Enfermeira! Gostei muito do seu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada, que bom que gostou!
    Ele ainda está no início, mas muitas novidades estão por vir!

    ResponderExcluir
  3. Precisa ser mais divulgado,pois é leve e gostoso de ler.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as inf. o texto esta de Parabéénss pelo blog !! Cyntia

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que blog lindo, amei, estou fazendo o curso de aux. enfermagem, e sem querer entrei aqui, adorei, obrigada, muita paz e luz pra você, sou de São Paulo, beijos pro Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  6. O blog me chamou muito a atenção pois também é a area que pretendo seguir profissionalmente ASS.DANIEL .C LIMA .

    ResponderExcluir

Comente, deixe sua opnião sobre meus posts