quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Cidadãos Peregrinos

Depois de algum tempo sem postagens,( motivo férias, hehe), retorno trazendo uma breve opinião como futura profissional da saúde a respeito da real situação do usuário do SUS em nosso país. Vale a pena ler e refletir!

Cidadão Peregrinos: Os “Usuários” do SUS e os Significados de sua Demanda a Prontos- Socorros e Hospitais no Contexto de um Processo de Reorientação do Modelo Assistencial é um artigo que expõe objetiva e criticamente os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de desvelar alguns dos inúmeros porquês que levam os usuários do SUS a preferirem pronto-socorros hospitalares superlotados e caóticos à assistência em Unidades de Atenção Primária, como os Programas de Saúde da Família.
A temática abordada é uma questão crucial, quando o que se trata é a reorganização dos modelos assistências de saúde. As tendências atuais, muito divulgadas pela mídia e também por publicações científicas, como a supracitada, têm destacado justamente a repercussão negativa que as propostas em vigor representam na prática aos cidadãos brasileiros. A nossa legislação, no papel, garante o direito ao acesso e à todo e qualquer tipo de atendimento de saúde atendendo os princípios constitucionais de universalidade, equidade e integralidade, a começar pela atenção primária.
O que de fato acontece é uma estagnação do que poderia estar sendo transformado em dinamismo e resolutividade em prol da saúde brasileira.
Pronto-socorros superlotados compostos por um cenário de filas e horas intermináveis de espera, pessoas doentes em estado de desespero, profissionais sobrecarregados com a alta demanda, enfim o que leva um sujeito a preferir atendimento em um local onde as condições se apresentam totalmente estressantes e adversas ao bem estar humano?
O artigo sugerido revela o discurso de quem sente na pele a dolorosa luta de peregrinar em busca de alívio para suas moléstias.

Neste link, você acessa o artigo na íntegra: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, deixe sua opnião sobre meus posts